quinta-feira, novembro 20, 2008

Eu gosto de censurar chain-letters

Recebi um email, como tantos outros daqueles que eu gosto tanto, a dizer que o cancro duma americana entrou em remissão depois de ter cortado com os lacticínios da sua dieta, influenciada por um estudo que fez relativamente à alimentação praticada pelos chineses, que apresentam um índice de cancros da mama e próstata muito baixo.

Ganhei o hábito de verificar todos os emails do género que me enviam e, apesar desta tradução apresentar alguns erros, a história bate relativamente certo com o que a Dra. Jane Plant relata nos seus livros e textos na internet.
Isso não quer dizer que sejam verdade.

Admito que a cara de aldrabona da senhora não ajudou. Então encontrei este texto.

O National Dairy Council reporta que os especialistas consideram estas afirmações "cientificamente inaceitáveis" e "subjectivas". Há inclusivamente estudos que dizem o contrário e muitos outros factores a ter em conta que não uma dieta livre de lacticínios.

Uma coisa é certa, somos os únicos mamíferos que continuam a beber leite depois de serem desmamentados. Por algum motivo assim o é ou então haviam árvores na savana com maminhas.

Mas daí a dizer que a sua ausência previne ou cura o cancro.. Não é para acreditar em tudo o que se lê, muito menos em chain-letters traduzidas para português-brasileiro.

Sem comentários: